<b>Espaços deslocados: poéticas de interação entre arte e tecnologia</b>

Autores

  • Regina Miranda Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i28.25012

Resumo

Resumo:

Ao tomar como contexto teórico as pesquisas em Harmonias Espaciais desenvolvidas pelo teórico de movimento Rudolf Laban na primeira metade do século XX, este artigo considera o longo predomínio da visão de um alguém que habitava um espaço vazio separado do corpo e aponta perspectivas contemporâneas, que tornaram o espaço entre/em ambos mais fluido e plástico. A contribuição teórica aqui apresentada indicou a necessidade da inclusão de configurações geométricas mais instáveis no campo Labaniano e também a criação de percursos para a encarnação de conceitos, que pudessem representar essas novas interações. Como um dos territórios da pesquisa artística que fundamenta esta narrativa, o encontro com a tecnologia foi explorado, inicialmente, como uma forma de ampliar a experiência corpo-espacial dos atuantes formais e informais de uma performance, oferecendo a possibilidade de um desenho cênico que incluía a articulação entre espaços físicos e virtuais e de conexões espaciais de livre escolha. Mais recentemente, a relação se ampliou em uma experiência interdisciplinar de criação cênica e coreográfica em interatividade com processos computacionais. Nos exemplos apontados, o que rege a escolha das tecnologias é o interesse artístico e conceitual de investigar como cada tecnologia pode colaborar na criação, deslocamento e distorção de espaços performáticos.

Palavras-chave: Arte e tecnologia. Artes cênicas. Campo labaniano. Corpo-espaço. Performance imersiva.

 

SHIFTING SPACES: POETICS OF INTERACTION BETWEEN ART AND TECHNOLOGY

Abstract:

Embracing as theoretical context the Space Harmonies’ research developed by movement theorist Rudolf Laban during the first half of the 20th century, this paper considers the long predominance of the vision of someone who inhabited an empty space separated from the body, and points toward contemporary perspectives, which have made the space between/in both more fluid and plastic. The theoretical contribution presented here indicated the need to include more unstable geometric configurations in the Labanian field and the creation of paths for the incarnation of concepts, which could represent these new interactions. As one of the areas of artistic research that underlies this narrative, the encounter with technology was initially explored as a way to broaden the body-space experience of the formal and informal participants of a performance. It offered the possibility of a scenic design that included the articulation between physical and virtual spaces and free-choice spatial connections. More recently, the relationship expanded in an interdisciplinary experience of scenic and choreographic creation in interactivity with computational processes. In the mentioned examples, what defines the choice of the technologies is the artistic and conceptual interest to investigate how each technology can collaborate in the creation, displacement and distortion of performative spaces.

Keywords: Art and technology. Performing arts. Labanian field. Body-space. Immersive performance.

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Biografia do Autor

Regina Miranda, Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Miranda, R. (2017). &lt;b&gt;Espaços deslocados: poéticas de interação entre arte e tecnologia&lt;/b&gt;. Repertório, (28), 298–312. https://doi.org/10.9771/r.v0i28.25012

Edição

Seção

EM FOCO