Os caminhos do curso de dança da UNICRUZ (1998-2010)
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i32.21648Resumo
O presente texto tem por objetivo visibilizar analiticamente o percurso institucional do Curso de Dança – Licenciatura Plena da UNICRUZ (1998-2010), em Cruz Alta/RS. Para isto, apresenta o seu processo histórico, o pioneirismo, a inserção e relevância para Rio Grande do Sul, especialmente no que se refere à formação superior em dança, bem como suas repercussões na instalação de outros sete cursos de Dança no Estado. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e adota a metodologia da história oral, utilizando como principal instrumento entrevistas semiestruturadas com ex-professores, ex-alunos e pessoas envolvidas. Embora o Curso tenha se consolidado e contribuído para os avanços nos estudos de dança no Rio Grande do Sul, em 2010 formou a última turma. Estes acontecimentos não o aniquilam, eles o tornam inteligível ao percebermos as relações de um Curso com seu tempo. A análise das memórias permitiu avaliar que o curso seguiu uma trajetória consoante às condições do contexto em que se desenvolveu. A história do curso de Dança da UNICRUZ representa um marco na história da educação superior em Dança no Rio Grande do Sul, pois, a partir dele, se instalaram sete outros cursos no Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.