(Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento Um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.20665

Resumo

A expressão dramática e a educação têm vindo a traçar caminhos comuns e a prática teatral tem sido recorrentemente usada como ferramenta educativa nas mais diversas áreas da vida humana. Neste seguimento, o propósito deste trabalho centra-se na identificação de habilidades que a prática de teatro melhora ou pode melhorar no indivíduo.

Para tal, realizaram-se entrevistas a pais, professores e crianças com a intenção de perceber quais habilidades foram adquiridas ou melhoradas com a pertença a um grupo de teatro escolar. Com o material recolhido nas entrevistas procedeu-se a uma análise de conteúdo, da qual retiramos três categorias principais: benefícios da prática teatral em habilidades específicas do teatro; em aspetos do desenvolvimento; e em aprendizagens escolares. De todos os resultados, é pertinente realçar que aferimos a expressão dramática como potenciadora de um desenvolvimento humano global, contemplando aspetos emocionais, cognitivos, motores e sociais.

Concluímos este trabalho realçando a importância da inclusão da educação teatral no currículo escolar português, para a qual propomos algumas recomendações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Couceiro Figueira, universidade de coimbra, portugal

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Figueira, A. P. C., & Rodrigues, R. (2018). (Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento Um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.20665

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE