Não binariedade emergente ou binariedade projetiva – reflexões exploratórias transdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54652Resumo
Neste artigo, exploramos uma aliança transdisciplinar de um ponto de vista teórico para estudar a dinâmica entre sexualidade e gênero no contexto das interações sociais. Através de um modelo matemático, inspirado pela formulação da mecânica quântica, estabelecemos o papel não trivial que a cis-heteronorma tem na estabilização das identidades e experiências não binárias. Em outras palavras, na tentativa de normatizar apenas as relações heterossexuais, emergem necessariamente identidades que escapam e, consequentemente, destroem o binário de gênero. Trata-se de um primeiro exercício reflexivo na tentativa de estabelecer diálogos entre estudos de gênero e de sexualidade, matemática e antropologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabrielle Martins, Silvana Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).