"O homem que virou suco”

noções de masculinidades em disputa no cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.49982

Resumo

A sociedade organiza-se em meio a uma trama de componentes culturais, políticos, sociais que, historicamente, interpelam a população e articulam modos plurais de subjetivação. Nesta perspectiva, o presente trabalho situa o cinema brasileiro enquanto tecnologia que produz perspectivas hegemônicas e dissidentes de gênero. A partir da análise documental do filme “O homem que virou suco”, produzido no país em 1980, esta pesquisa qualitativa problematiza, mais especificamente, parte das noções de masculinidade que são articuladas de modo interseccional na obra. Conclui-se, provisoriamente, destacando a importância das produções cinematográficas brasileiras nos processos de denúncia e análise de condições estruturais que implicam em desigualdades e sofrimentos entre a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Fernandes de Carvalhaes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), mestre em Psicologia Social pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2008). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Entretons.

Flávia Angelo Verceze, Universidade Estadual de Londrina

Docente no Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Psicóloga, com especialização em Clínica Psicanalítica, especialista em Saúde da Mulher e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Entretons.

Leonardo Antonio Soethe Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Discente em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Entretons

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Fernandes de Carvalhaes, F., Angelo Verceze, F., & Antonio Soethe Pereira, L. (2023). "O homem que virou suco” : noções de masculinidades em disputa no cinema brasileiro. Revista Periódicus, 1(19), 284–301. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.49982