Territorialidades periféricas e violências

narrativas de jovens lésbicas envolvidas em facções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.49931

Resumo

Temos como objetivo discutir sobre marcas psicossociais da dinâmica da violência urbana nas experiências de adolescentes lésbicas moradoras de periferias de Fortaleza, a quem se atribui o cometimento de ato infracional e sob quem recai a pecha de “envolvidas” em facções criminosas. Para tanto, foram analisadas entrevistas narrativas com cinco adolescentes lésbicas subscritas em facções criminosas. Os resultados e discussões apresentam que a condição de lesbianidade expõe diferencialmente as adolescentes à precarização, colocando-as em condição de maior vulnerabilidade aos conflitos, à morte, à restrição de acesso aos territórios e à repressão policial. Além disso, analisamos as relações afetivas que essas adolescentes têm junto com integrantes de facções e a condição precária a que seus corpos estão submetidos. Concluímos que as transformações sociais do crime produzem efeitos psicossociais nas trajetórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestre em Psicologia no Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista FUNCAP-CE), Fortaleza-CE, Brasil. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC). Interesse em temas sobre juventudes, violência urbana, gênero e feminismo.

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista CAPES). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Colaboradora do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC) e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC).

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE, Brasil. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS), Icó - CE, Brasil. Membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS/UFC).

Marta Clarice Nascimento Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC).

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

Nunes, L. F., Soares, M. R. N., Gomes, C. J. de A., Lavor Filho, T. L. de, Oliveira, M. C. N., & Barros, J. P. P. (2023). Territorialidades periféricas e violências: narrativas de jovens lésbicas envolvidas em facções. Revista Periódicus, 1(18), 197–216. https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.49931