Expressividades e resistências: o corpo em decreto de morte na performance dízimo
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i4.15426Resumo
A performance é uma linguagem artística que possibilita a construção e o câmbio dos elementos construtivos do imaginário e do real, por meio da utilização do corpo, como instrumento de expressão e resistência. O artigo elucida sobre a performance dízimo, que performatiza o assassinato do corpo trans, discutindo sobre o transfeminicídio, tratado aqui, como um problema social de caráter de urgência. A performance explora a construção de um espaço, que por meio do corpo do performer, é vivenciado um assassinato, elucidando sobre os altos índices de homicídios de travesti e transexuais em nosso país. O ator constrói um questionamento por meio da arte, que busca em sua suma, a afetação do espectador, para dar visibilização ao homicídio de milhares de vidas que são ceifadas por não reconhecimento da diversidade e das novas produções de gênero. Por fim, o artigo dialoga sobre a construção estabelecida pelo performer e descreve sobre o processo performático do corpo em cena.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).