Transconversações queer: sussurros e gemidos lusófonos Quatro cadelas mirando a(s) Psicologia(s)

Autores

  • Wiliam Siqueira Peres UNESP-Assis
  • Fernando Altair Pocahy UNIFOR
  • Nuno Santos Carneiro Universidade do Porto
  • Fernando Silva Teixeira-Filho UNESP-Assis

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10152

Palavras-chave:

transcontemporaneidade, Psicologia e Teoria Queer, Processos de Subjetivação, Desconstrucionismo, Políticas Anais.

Resumo

seguir rastro às cartografias em (dis)cursos nefastos da maiusculizada Psicologia.Com/posições dos desejos e desejos binários de binárias normas, para depois (dis)torcer as camas, a“família”, a clínica, a pesquisa, a geni(t)alidade. Escrita profana. Micro-rebelião epistemológica que o cu(pro)mete, porque no começo era e é (também) o cu. Um escrever torcido e trans-latido entre quatrocadelas mirando a Psicologia. (D)enunciar aqui o ménage que psis, numa história sem história, intentamem seus leitos vazios manchados da(s) Verdade(s) moderna(s). Por uma psicologia menor, manifestoesquizo-queer-analítico dos desejos-prazeres-sentidos na/da transcontemporaneidade lusófona. No lugarde uma conclusão, propomos a provocação de que só uma psicologia-em-devir-acadelado possa construirvisibilizações do invisiblizado humano. Ou os latidos que acreditamos promissores para que se retire aPsicologia da sua traidora e traída contenção das multitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wiliam Siqueira Peres, UNESP-Assis

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Pós-Doutor emPsicologia e Estudos de Gêneros pela Universidade de Buenos Aires, Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista –UNESP / Assis, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades – GEPS.

Fernando Altair Pocahy, UNIFOR

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Pós-Doutor emAntropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professor no Programa dePós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, coordenador Laboratório deEstudos e Pesquisas sobre Corpo, Gênero e Sexualidade nos Processos de Subjetivação/ Multiversos.

Nuno Santos Carneiro, Universidade do Porto

Doutor em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade doPorto, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Investigador Visitante da UniversidadeMetropolitana de Manchester Bolsista da FCT em pós-doutoramento (referência - SFRH / BPD / 68661 /2010).

Fernando Silva Teixeira-Filho, UNESP-Assis

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Pós-Doutor em Psicologia pela Georgetown University, Professor Livre Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades – GEPS.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Siqueira Peres, W., Pocahy, F. A., Santos Carneiro, N., & Silva Teixeira-Filho, F. (2014). Transconversações queer: sussurros e gemidos lusófonos Quatro cadelas mirando a(s) Psicologia(s). Revista Periódicus, 1(1), 106–153. https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10152