Transformaciones en acción afirmativa

hay que rascar la navaja en el suelo

Autores/as

  • Thiago Loureiro Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. https://orcid.org/0000-0002-5759-5936
  • Natália Rejane Salim Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade https://orcid.org/0000-0001-7744-8274
  • Ângela Lopes de Almeida Universidade Federal de São Carlos - Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Flávio Adriano Borges Melo Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade https://orcid.org/0000-0001-5941-4855
  • Natália Sevilha Stofel Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade https://orcid.org/0000-0002-5928-3477

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.53142

Resumen

Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la presencia/ausencia de personas trans en las universidades públicas brasileñas a partir de las experiencias del equipo de la Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade de una universidad federal y de una activista trans. Nuestro esfuerzo experimental está motivado por un lugar común y una tesitura intersubjetiva, en el que buscamos articular reflexiones sobre datos documentales y algunos estudios que consideramos relevantes en el campo de los derechos humanos, las acciones afirmativas, así como la comunidad LGBTQIAPN+ en Brasil. un país líder mundial en asesinatos de personas trans. Esbozamos una encuesta de universidades que indican ofrecer cuotas para personas trans y consideramos que a pesar de algunos avances logrados, es evidente la secuela de una cruzada antigénero y un retroceso contra los derechos de estas personas, lo que nos lleva a reivindicar la urgencia de acciones afirmativas para un público históricamente desatendido en el proyecto de desarrollo del país.

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Biografía del autor/a

Thiago Loureiro, Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade.

Doutor em Educação. Atua como servidor público na Coordenadoria de Gênero e Diversidade pela Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. Integra a Rede UNIVERSITAS BR de Pesquisas em Políticas de Educação Superior e os Grupos de Pesquisas cadastrados no CNPQ Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividades - NETSS e Trabalho, Política e Subjetividades - TRABPOLIS, vinculados respectivamente à UNICAMP e UFSCar. Recentemente, foi publicado o seu primeiro texto literário “A peste são os outros” na Antologia Retratos Pandêmicos (Questione, 2020) e no ano seguinte, o seu primeiro romance VINCO (Viseu, 2021). Atuou nas duas últimas edições do Mix Literário – segmento literário do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.

Natália Rejane Salim, Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade

Bacharel em obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência em pesquisa qualitativa em saúde e trabalha com ênfase nos seguintes temas: direitos sexuais e reprodutivos, humanização nas relações de cuidado e educação em saúde. Grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas no Cuidado Interdisciplinar à Saúde da Mulher (CISMu) e Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde (GPEPS)

Ângela Lopes de Almeida, Universidade Federal de São Carlos - Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Travesti. Transativista. Transfeminista. Ex-coordenadora da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual.

Flávio Adriano Borges Melo, Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade

Professor Adjunto pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

Natália Sevilha Stofel, Universidade Federal de São Carlos - Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade

Professora Adjunta pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2024-06-06

Cómo citar

Loureiro, T., Rejane Salim, N., Lopes de Almeida, Ângela, Borges Melo, F. A., & Sevilha Stofel, N. (2024). Transformaciones en acción afirmativa: hay que rascar la navaja en el suelo. Revista Periódicus, 2(20), 49–77. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.53142