“Me gusta ligar en secreto”

Grindr como territorio de subjetivación de los espacios del deseo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.49899

Resumen

Este artículo propone reflexiones y provocaciones sobre la aplicación de citas Grindr, con el fin de pensarlo como posibilitador de las más diversas configuraciones asumidas por las identidades disidentes a la cisheteronorma, lo que permite profundizar las discusiones en torno a los reflejos provocados por los procesos de subjetivación que parten de una perspectiva dicotómica y cisheterocentrada. Así, partimos de un marco teórico que trata el objeto de análisis y, posteriormente, utilizamos el análisis de contenido para aplicarse a 25 perfiles recopilados. Como resultado, la aplicación se presenta como un territorio pornotópico, dada la yuxtaposición de diferentes espacios –identidades, normas– que no son compatibles. Tal incompatibilidad culmina con el surgimiento de tres categorías principales: la pornotopía y mantenimiento de cisheteronorma; la pornotopía y la invisibilidad de la violencia; y la pornotopía y secreto.

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Biografía del autor/a

Will Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) nas seguintes linhas de pesquisa: Corporalidades, gêneros, diversidade sexual e saúde; Gêneros e sexualidades: interseccionalidades e interferências culturais; Educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional e assistência à saúde; e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq) nas seguintes linhas: Diversidades, integralidade humana e plenitude; Desenvolvimento do potencial humano; Organizações saudáveis e gestão humana. Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Cursa o Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Docente da Unisociesc, atuando como pessoa professora/mentora das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Soft Skills). Especialista de Ensino do SENAI/SC. Pessoa consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, diversidades na escola, educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional, diversidades nas organizações, diversidade sexual, interseccionalidades, organizações saudáveis, desenvolvimento do potencial humano, soft skills e formação docente. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Publicado

2023-01-16

Cómo citar

Paranhos, W., & Inácio Costa, C. M. (2023). “Me gusta ligar en secreto”: Grindr como territorio de subjetivación de los espacios del deseo. Revista Periódicus, 1(18), 176–196. https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.49899