Essa bicha é engraçada

A Relação Entre Comicidade e Sexualidade no Texto Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá

Autores

  • Caio César Silva Rocha Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Alberto Tibaji UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.47317

Resumo

Este artigo pretende analisar como a comicidade presente na obra dramatúrgica Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá (1974), de autoria de Fernando Mello, atua como um importante dispositivo político para o debate de questões relacionadas às sexualidades. A peça teatral, escrita e encenada durante a ditadura civil-militar no Brasil, evidencia uma conflituosa relação de amor entre os personagens-tipo: Pedro, um homossexual afetadíssimo, e Renato, um jovem interiorano que, por uma cilada do destino, torna-se um garoto de programa. Nessa perspectiva, este trabalho problematiza a característica política do cômico que, no texto de Mello, atua como um valoroso elemento para a visibilidade e protagonismo do personagem bicha (Pedro), como também do amor guei, em um grave período da história do nosso país em que os sujeitos homossexuais eram vistos como inferiores e patológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio César Silva Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Metodologia do Ensino
de Arte pela UNINTER. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Campus Jequié.  Professor de Arte da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Ator. 

Alberto Tibaji, UFSJ

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente é o líder do Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas da UFSJ e vice-líder do grupo Estudos de História e Historiografia do Espetáculo da UNIRIO, ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Short Term Visiting Scholar na University of Georgia (out.-dez 2017). Seu projeto de pesquisa docente atual intitula-se Diversidade sexual e teatro no Brasil e tem financiamento do edital Demanda Universal CNPq 2018. Representante da UFSJ junto ao UFSJ, junto ao Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT da Prefeitura Municipal de São João del-Rei (2021-2023). 

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Silva Rocha, C. C., & Ferreira da Rocha Júnior , A. . (2022). Essa bicha é engraçada: A Relação Entre Comicidade e Sexualidade no Texto Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá. Revista Periódicus, 2(17), 01–36. https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.47317

Edição

Seção

Seção Livre