Memórias do enclausuramento: presas políticas, gênero e clausura (1968-1979)
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33926Resumen
Na Ditadura Civil-Militar, as mulheres tiveram papel significativo. Insurgiram contra esse regime enquanto agentes políticos ao lado dos homens. A historiografia tem tentado, pouco a pouco, mapear a participação dessas mulheres na militância – que envolve o movimento estudantil e as organizações de luta armada –, as graves violações de direitos humanos aos quais foram submetidas nos centros de repressão, seu papel na Justiça de Transição e até mesmo tem trazido à tona histórias de vida entrecruzadas nestes temas. Mas ainda há uma lacuna nos estudos sobre os presídios que receberam essas mulheres na condição de presas políticas e no percurso sinuoso feito por elas dentro dos meandros da repressão, até chegarem, enfim, a esses locais. Pretendemos, portanto, contribuir nestes estudos a partir da análise deste caminho e, principalmente, da sua experiência dentro dos presídios Instituto Penal Talavera Bruce (no Rio de Janeiro) e Tiradentes (em São Paulo), sob um viés de gênero.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Ayssa Yamaguti Norek
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).