Crime, sexualidade e opinião pública: o caso 108 y quemado em Assunção, 1959
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.29350Resumen
Neste artigo propomos uma reflexão sobre como a homossexualidade foi reprimida durante a ditadura paraguaia, repressão apoiada e incentivada por parte da população asuncena que utilizava os periódicos para exigir uma posição rigorosa das autoridades para o bom funcionamento “dos bons costumes”. A partir do assassinato de um locutor, uma grande onda de perseguição contra homossexuais foi levada a cabo, levando à prisão a mais de uma centena de pessoas acusadas de “duvidosa conduta moral”. Neste texto analisaremos documentos e notas periodísticas nas quais a questão homossexual aparece constantemente, rendendo muitas vendas aos jornais e criando um ambiente de grande hostilidade contra a homossexualidade, ambiente no qual as forças judiciais e policiais da ditadura serviram como ferramenta de controle e repressão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Periódicus
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).