Corpos aliados em regime de precariedade: cartografias do desencantamento nas dissidências sexuais e de gênero nos Reisados em Juazeiro do Norte-CE
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.29307Resumen
Este texto procura articular nuances entre sexualidade, gênero e política no contexto da dança de Reisado na região do Cariri cearense. Através da teoria performativa da assembleia de Butler (2018) e dos processos de experimentação nas micropolíticas de gênero em Preciado (2018), pretende-se perceber a manifestação cultural como uma forma de performatividade corporificada plural, principalmente, diante do alinhamento das condições de precariedade da cultura popular com a articulação da emergência das performances das minorias sexuais e de gênero nos terreiros da dança. Nos rastros sentimentais de Rolnik (1989), desenha-se cartografias do desencantamento, para assim, por meio da pesquisa-intervenção, esmiuçar a noção de teatro como encantamento de Barroso (2013) a partir do direito de aparecer e da possível política de coligação na performance LGBT+. Considera-se a capacidade de desterritorialização dos corpos dissidentes, pelas transformações do desejo no campo social, em conduzir as apresentações de Reisado para uma política das ruas, no sentido de reconstruir imaginários e enunciados biotecnomágicos coligados em resistência a precariedade e as relações violentas, pois como explica Albuquerque Junior (1999), sobre masculinidade e nordestinidade, a violência aparece como discurso de legitimidade social. Dessa forma, percebe-se a tradição do Reisado como uma assembleia provisória e transitória, onde performances transviadas são requeridas e festejadas através dos improvisos das cenas do folguedo, principalmente, na reconstrução não violenta dos esquemas regulatórios das tradições através do corpo inventado nas artes do NordesteDescargas
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