Masculinidade e heteronormatividade: temas-desafio nas instituições educacionais
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.25297Resumen
O ingresso masculino nas creches públicas da cidade do Rio de Janeiro não passou despercebido: conversas informais e reuniões com os pais subsidiaram a decisão das mulheres, ocupantes dos cargos de direção, de introduzirem alterações no cotidiano, afastando, por exemplo, os homens de atividades referente ao cuidado com o corpo das crianças. Essa ocorrência foi uma das inspirações de pesquisa cujo objetivo geral é compreender as bases que alicerçam a ordem sexo/gênero, analisando os empecilhos à sua superação. O(s) processo(s) histórico(s) de instituição das relações de gênero, com destaque para a constituição da masculinidade, é o objeto de estudo privilegiado no alcance deste trabalho. As análises elaboradas possibilitaram concluir que a resistência à ousadia desses homens que passaram a desenvolver atividades que socialmente são reconhecidas como "femininas", entre outros aspectos, denota uma contraditória defesa da heteronormatividade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Periódicus
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).