O entre-lugar das trans nas escolas

Autores/as

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.22704

Resumen

O presente estudo aponta incursões pela fronteira do in/dizível, da in/visibilidade e da a/normalidade. Classificamos assim porque a questão transgênero, mais que na escola, mas em elevado potencial na sociedade, é cotidianamente marcada por práticas de ódio, discriminação e violência. Movimentado/a pelo desejo de um mundo onde cada pessoa possa avivar a potência identitária de si, objetivamos problematizar a partir do conceito de ‘entre-lugar’ de Homi Bhabha (1998), o deslocamento da heterossexualidade do centro da sexualidade normal para compreender que, em especial na escola como lócus de pesquisa, coexistem diferentes modos identitários de performar o gênero e a sexualidade. Para dar consecução às discussões neste ensaio, nossa pesquisa pautou-se em explorar, utilizando o recurso bibliográfico para compreender como ocorre a articulação entre o “entre-lugar” e a questão das estudantes transgêneros. Como conclusão, acreditamos na escola como um ‘entre-lugar’ que produz deslocamentos significativos por meio de aprendizagens de que somos uma potência viva produzida e negociada numa multiplicidade desconcertante sobre diferentes modos de ser e estar, normativos ou renovados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Universitário em Três Lagoas/MS e Coordenador do CRAS junto à Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).

Publicado

2018-01-06

Cómo citar

Silva, F. G. O. da, & Maio, E. R. (2018). O entre-lugar das trans nas escolas. Revista Periódicus, 1(8), 307–324. https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.22704