A lesbianidade e a surdez

Autores

  • Jessica Akemi Kawano Ribeiro Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i7.21550

Resumo

O presente artigo visa uma abordagem teórica da vivência da mulher surda e lésbica. Para tal, será usado o conceito de interseccionalidade[1] e identidade, sendo assim possível trabalhar a formação da identidade daquela que é ao mesmo tempo mulher, surda e lésbica. A análise será respaldada por teóricos que abordam a surdez, como LABORIT, STROBEL e LANE; e teóricos que trabalham a sexualidade do individuo surdo, como MAIA, MOUKARSEL e ABREU. Da mesma forma que teóricas feministas, incluindo HEKMA, WITTIG e HAWTHORNE. Após a discussão teórica, serão transcritos trechos da entrevista feita com K., mulher, lésbica não feminina e surda; buscando trazer a experiência real e prática dessa vivência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Akemi Kawano Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

 Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especializando-se em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva pela Faculdade Eficaz de Maringá. Mestranda em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Principais linhas de pesquisa na área de filosofia feminista, educação para surdos, existencialismo e pedagogia histórico-crítica.

Downloads

Publicado

2017-05-18

Como Citar

Ribeiro, J. A. K. (2017). A lesbianidade e a surdez. Revista Periódicus, 1(7), 179–191. https://doi.org/10.9771/peri.v1i7.21550