Formação docente para as relações de gênero e sexualidades: problematizando a heteronormatividade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12881Resumen
O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em educação cujo foco está na formação docente em uma disciplina que discute relações de gênero, sexualidades e educação no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade federal. A pesquisa se organiza a partir das produções geradas por essa disciplina, em especial das narrativas em diários de bordo que as estudantes produzem ao longo de cada semestre. Tomando como embasamento principal a perspectiva de estudos sobre as sexualidades e relações de gênero inspirados no referencial foucaultiano e pós-estruturalista, o trabalho problematiza a heteronormatividade a partir das narrativas dessas estudantes, supondo que os discursos são constituidores de sujeitos e de tecnologias de si. A discussão parte de problematizações sobre os modos como a disciplina evoca nas estudantes um pensar sobre si mesmas que afeta as relações sociais, usando o conceito de heteronormatividade e os modos pelos quais nos constituímos a partir dele. Tal proposta gera tensões no embate com a crença de que a heterossexualidade é a única possibilidade legítima de exercício da sexualidade. Assim, a formação docente é pensada como parte dos processos de subjetivação que podem constituir experiências de dessubjetivação e afetar as práticas pedagógicas, questionando a relação dos sujeitos com as sexualidades.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).