Desencuentros con la identidad en el movimiento LGBT peruano
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i3.10142Resumen
Este ensaio/manifesto ativista tenta problematizar as noções de “representação” e “identidade” nos usos cotidianos do movimento LGBT peruano. Primero, explora a aparição e produção de representações políticas gays/lésbicas/transgênero/bissexuais no Peru, que têm como particularidade assumir uma posição de enunciação em primeira pessoa no plural (um “nosotrxs”). Segundo, tenta visibilizar as tensões entre as demandas ao estado-nação peruano por justiça social, e o caráter essencialmente excludente, hierárquico e funcional das relações hegemônicas de colonialidade desse estado. Navega pelas tensões e ambivalências entre as representações políticas LGBT e uma história nacional marcada pelo autoritarismo e o centralismo político. Finalmente conclui com um convite provocador para seguir radicalizando em nossas apostas políticas por justiça social.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).