Retratos masculinos – sobre Loren Cameron, Yukio Mishima e Johnny vai à guerra // Male portraits - on Loren Cameron, Yukio Mishima and Johnny vai à guerra
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35694Abstract
Este artigo é um estudo comparativo de expressões identitárias e signos de masculinidade em três obras literárias e imagéticas, a saber, a série fotográfica God’s Will de Loren Cameron, o livro Sol e açode Yukio Mishima, e o filme Johnny vai à guerra de Dalton Trumbo. As três obras e seus autores partilham de uma aproximação entre imagem e texto. As fotografias de Loren Cameron fazem parte do livro Body Alchemy: Transsexual Portraits, que consiste em textos e fotografias autobiográficas e biográficas de masculinidades transexuais. O livro de Yukio Mishima é uma autobiografia e será lida sob a influência do acervo de retratos do autor, principalmente a partir de sua reprodução fotográfica do quadro O martírio de São Sebastiãode Guido Reni. O filme Johnny vai à guerraé uma produção de Dalton Trumbo baseada em seu romance homônimo. A partir das interações entre textos e imagens, analisaremos como as expressões masculinas se desenvolvem em cada caso. Partiremos uma perspectiva metodológica transmasculina, ou seja, refletiremos, a partir da influência da própria condição de gênero do autor deste artigo, como as expressões identitárias abordadas podem contribuir para abrir o campo de leituras sobre masculinidades, tomando-as como expressões diversas e complexas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caio Jade Puosso Cardoso Gouveia Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).