Espaço, gênero e identidade: a onipresença da masculinidade e a revolução das bixas transviadas // Space, gender and identity: the ubiquity of masculinity and the revolution of the bixas transviadas
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i13.35209Abstract
Neste artigo discuto as relações estabelecidas entre masculinidades e espaço urbano, a partir da prática discursiva intersemiótica (cf. MAINGUENEAU, 2008) de Linn da Quebrada. Pretendo também refletir sobre as novas possibilidades de performar masculinidades diferentes da forma concreta e rígida, inscrita na sociedade pelo poder patriarcal. Estas masculinidades ‘desviantes’, ocupam e ressignificam o espaço urbano de uma forma nunca antes vista, dando-lhe um conteúdo no mínimo diferente quando não subversivo. Para análise, utilizo um recorte do corpus de minha pesquisa: a canção “Enviadescer” – como exemplar de produção discursiva do espaço canônico musical (cf. MAINGUENEAU, 2008). Na análise, utilizo o arcabouço teórico e metodológico da Análise do Discurso de linha francesa com reflexões a respeito do corpo e do espaço vindas da filosofia, da sociologia e também da teoria da arquitetura/urbanismo que me permite realizar reflexões críticas acerca das narrativas contemporâneas. Além dos pressupostos das teorias Queer, para pensar gênero e sexualidade para além das perspectivas cisheteronormativas, historicamente e discursivamente construídas, que orientam (performam) as práticas dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Redson Pagnan
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).