Sexual orientation and sex reassignment surgery: trans women’s experience with passing and maintaining intimate relationships

Authors

  • Frida Pascio Monteiro Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara
  • Patrícia Porchat Unesp

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i16.34724

Abstract

This study problematizes the categories of heterosexual women and non-transmedicalized women, used to
select interviewees for the research ‘Intimate experiences of travestis and transgender women.’ We discuss the notions of
biological sex, sexual orientation, and gender identity and which assumptions are used to define transgender people’s
sexual orientation; as well as the need for sex reassignment surgery to differentiate between travestis and transgender
women. Its approach is self-ethnographic, for one of the authors is a heterosexual and non-transmedicalized transsexual
woman (at the time of writing). Passing emerges as a primary reference for maintaining an aesthetic legitimacy of
transition and as a factor that minimizes the violence and transphobia experienced. Finally, we analyze how these elements
(sexual orientation, reassignment surgery, and passing) help maintain the intimate relationships these women experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Frida Pascio Monteiro, Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atualmente é mestranda em Educação Sexual na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (FCL/Ar), tendo como orientadora a Profª Drª Patrícia Porchat Pereira da Silva Knudsen, tendo como temas pesquisados travestilidades, transexualidades, conjugalidades e afeto. Graduanda em Pedagogia na modalidade EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) campus Barretos. Experiência profissional: - correções de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso de graduação (revisão gramatical e formatação segundo ABNT e Vancouver); - correções de monografias, dissertações e teses (revisão gramatical e formatação segundo ABNT, APA e Vancouver); - elaboração de resenhas acadêmicas; - digitações de exercícios, tarefas, simulados e avaliações abertas; - correções de produções de texto redacionais (nível ensino fundamental II e médio) e cursinho pré-vestibular; - correções de avaliações abertas de Língua Portuguesa (nível ensino fundamental II e médio) e cursinho pré-vestibular.

Patrícia Porchat, Unesp

Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP/Bauru e em Educação Sexual (Mestrado Profissionalizante) da UNESP/Araraquara.Pós-doutorado (em andamento) na Université Paris Diderot (Paris 7). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia Clínica também pelo IPUSP (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica, em Epistemologia da Psicanálise e em Estudos de Gênero. Pesquisa os seguintes temas: gênero, sexualidade, transexualidade, identidades não-binárias e teste de realidade. Trabalha com as ideias de Freud, Lacan e de Judith Butler. É autora do livro Freud e o teste de realidade (2005), pela Casa do Psicólogo/Fapesp e do livro Psicanálise e Transexualismo:Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Editora Juruá.Co-organizadora do livro Psicanálise e Gênero: Narrativas feministas e queer no Brasil e na Argentina (2018), pela Editora Calligraphie.

Published

2021-09-28

How to Cite

Pascio Monteiro, F., & Porchat, P. (2021). Sexual orientation and sex reassignment surgery: trans women’s experience with passing and maintaining intimate relationships. Revista Periódicus, 2(16), 01–16. https://doi.org/10.9771/peri.v2i16.34724