Espaços, existências e resistências: mulheres na pós-graduação da Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.28585Abstract
Este estudo objetiva discutir como se dá a presença discente/docente na pós-graduação do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Estudos Críticos de Gênero apontam que a baixa presença de mulheres em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM), se deve a sexismos vivenciados por elas desde os seus primeiros anos de escolarização, reverberando em escolhas futuras profissionais. O estudo é predominantemente quantitativo/interpretativo, embora aspectos qualitativos tenham sido considerados na pesquisa. Os dados foram coletados nos sites dos cursos e de agências oficias de fomento brasileiras em 2016. Aplicou-se, também, questionários online ao universo de 718 estudantes de 14 cursos do Campus Curitiba, entre dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, totalizando 83 respostas. Os dados explicitaram a baixa presença de mulheres docentes/discentes, sobretudo nas engenharias. Os relatos dos/as participantes indicaram que questões de gênero permearam suas trajetórias acadêmicas.Downloads
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