Travestis brasileiras e os enfrentamentos às múltiplas violências: articulações em rede pela manutenção de corpos queers em interfaces com o dispositivo político teatral
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.28561Abstract
Este artigo se propõe a problematizar os processos de resistências e articulações em rede na manutenção das vidas das travestis brasileiras, atravessados pelas histórias do movimento social organizado no Brasil, em contraponto aos crimes de ódio e violências sofridas por esta população. Este emaranhado de ideias é resultado de pesquisas de mestrado e doutorado d@s autores do texto que dialogaram diretamente com as vozes primordiais nessa proposta: as travestis. As interfaces exploradas que significam os processos de subjetivação dos modos de vidas dessas pessoas disparam necessidades em dialogar com perspectivas queers e dispositivos que vão de encontro aos muitos casos de mortes, violências e falta de direitos que esses coletivos apontam nos trabalhos citados. Neste sentido, apresentamos algumas ações no campo teatral que tem ajudado a configurar a luta pela visibilidade e afirmação de vidas trans e travestis. Temos a intenção de ampliar os universos de referências acerca das produções de saberes e marcar nossas posições políticas/éticas/estéticas diante ao mundo, nos lugares que ocupamos e na garantia de vozes que ecoam cada vez mais resistente às expectativas esperadas pela sociedade machista, patriarcal e binária. Logo, elucidar o mundo das artes e teatro é marcar as estratégias transbordantes de vida diante ao cenário de guerra que essas pessoas vivem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Periódicus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).