Pegações cariocas: dos banheiros públicos aos vagões do metrô
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.23947Abstract
A partir de uma etnografia pelos espaços de fluxo da cidade do Rio de Janeiro, dos transportes urbanos ao banheiros públicos, algumas práticas sexuais serão mapeadas e associadas aos dispositivos de vigilância e controle da sexualidade que estão circunscritos nestes territórios. A arquitetura, iluminação, aproximação e outros elementos serão analisados para desvendar a dinâmica do olhar nas interações face a face entre homens que desejam praticar atos sexuais em espaços públicos. Esta pesquisa pretende trazer nova perspectiva sobre a atuação das instituições (FOUCAULT, 1993; DELEUZE, 1992; SIMMEL, 2006) sobre o controle de sexualidades dissidentes e suas novas configurações eróticas em territórios similares aos descritos por Richard Parker (2002) entre a década de 80 e 90.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).