A rede digital como catalisadora de espaços informativos em torno das marcas da diferença: uma análise da página Cartazes e Tirinhas LGBT

Authors

  • Christian Gonzatti Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i7.21529

Abstract

O artigo busca entender como a página Cartazes e Tirinhas LGBT aciona e espalha saberes relacionados a questões de gênero e sexualidade e o que isso sinaliza em relação ao jornalismo. Parto de um tensionamento dos conceitos de convergência e de espalhamento, a partir das dinâmicas das redes digitais para, então, entender resumidamente o cenário jornalístico em torno das questões de gênero, raça e sexualidade, nomeadas como marcas das diferenças, e como os coletivos midiáticos podem sinalizar novas possibilidades comunicacionais para essas temáticas. A partir da pesquisa insider, do olhar exploratório e da construção de uma amostra qualitativa intencional, concluo que há um cenário de transformação política e jornalística acionado pela ação de espaços como a página Cartazes e Tirinhas LGBT.

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Author Biography

Christian Gonzatti, Unisinos

Mestrando em Ciências da Comunicação na linha de pesquisa de Linguagens e Práticas Jornalísticas pela UNISINOS. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012-2015). Integrante dos grupos LIC- Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento, GPJor- Grupo de Estudos em Jornalismo e CULTPOP- Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias atuando em projetos de pesquisa relacionados ao webjornalismo, aos ciberacontecimentos e ao estudo de coletivos midiáticos que trabalham com questões de ativismo,. Tem interesse nas áreas da cultura pop, sites de redes sociais, jornalismo, publicidade e propaganda, cibercultura, e estudos de gênero e sexualidade.

Published

2017-05-18

How to Cite

Gonzatti, C. (2017). A rede digital como catalisadora de espaços informativos em torno das marcas da diferença: uma análise da página Cartazes e Tirinhas LGBT. Revista Periódicus, 1(7), 372–387. https://doi.org/10.9771/peri.v1i7.21529