Homofobia, discriminação e produção de subjetividades: um estudo com pessoas homossexuais em empresas do Rio de Janeiro

Autores

  • Ricardo Henry Dias Rohm
  • Samira Loreto Edilberto Pompeu

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i3.14262

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em analisar e descrever quais são os mecanismos de que as
organizações empresariais contemporâneas se valem para moldar as subjetividades de pessoas homossexuais
mediante o método genealógico desenvolvido por Rohm (2003) e explicitar as relações de poder subjacentes
a tais discursos. Para tanto, o presente estudo é referendado nas pesquisas recentes sobre homofobia nas
organizações brasileiras, bem como nos principais conceitos de filósofos pós-estruturalistas tais como Michel
Foucault e Félix Guattari. Encontraram-se incoerências no que tange à implementação da gestão da
diversidade sexual, e também o medo de se assumir homossexual em ambientes de negócios por conta do
assédio moral especialmene presente na área de Recursos Humanos. Observou-se a valorização de lealdades
pessoais quando da promoção de indivíduos homofóbicos, bem como a busca por instrumentalização de
competências técnicas por parte de pessoas homossexuais para aumentarem sua empregabilidade na
expectativa de superarem a discriminação homofóbica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Rohm, R. H. D., & Pompeu, S. L. E. (2015). Homofobia, discriminação e produção de subjetividades: um estudo com pessoas homossexuais em empresas do Rio de Janeiro. Revista Periódicus, 1(3), 228–246. https://doi.org/10.9771/peri.v1i3.14262

Edição

Seção

Seção Livre