Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências

Autores

  • Elenita Pinheiro de Queiroz Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12883

Resumo

Neste texto visamos cartografar, a partir da interlocução com autores como Deleuze, Guattari e Foucault, a localização daquilo que professoras e professores em salas de aula no trabalho com a disciplina Ciências, anos iniciais e finais do ensino fundamental, apontam como “problemas” no diálogo com as crianças sobre corpo e sexualidade. Problematizaremos o lugar da realização da aula como possível dispositivo maquínico, sinalizando para a possibilidade de que, no encontro entre professores e alunos, se criam corpos e sexualidades; se experimentam lugares de gêneros e lugares generificados. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa vincula-se à matriz de pensamento que toma as explicações científicas como “histórias que atuam na constituição de um objeto de conhecimento científico”, pois busca pelos modos como se “entretecem nestas explicações outras histórias”. Foram realizados grupos focais e aplicados questionários a professores/as que atuam na rede pública municipal de ensino na cidade de Uberlândia-MG. Como problemas, foram apontados o estranhamento com a vida que pulsa e lateja nos corpos e nas vivências das crianças, a relação com a família e com as experiências de desejo e prazer das crianças.

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Publicado

2015-01-18

Como Citar

Silva, E. P. de Q. (2015). Corpo e sexualidade: experiências em salas de aula de ciências. Revista Periódicus, 1(2), 138–152. https://doi.org/10.9771/peri.v1i2.12883

Edição

Seção

Dossiês