Fios desencapados

diálogos sobre o processo criativo de um filme sobre hiv/aids

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62234

Resumo

A escrita ensaística pretende refletir sobre o processo criativo de produção e filmagem do filme “BAREBACK em si bemol (B♭)” (2024), bem como da recepção pública da obra. Feito por duas pessoas que vivem com hiv/aids, na quarta década da epidemia no Brasil, a película expõe narrativas autobiográficas, a discussão sobre a cura, uma percepção sobre a medicalização acrítica que atravessa as pessoas que vivem com hiv/aids entre outros assuntos. Produzido como um diálogo expandido entre as pessoas realizadoras do filme nossa intenção é a de manter vivo o debate sobre a epidemia, ao mesmo tempo em que convidamos as pessoas leitoras para um exercício de implicabilidade e responsabilização sobre as imagens que decidem/decidimos manter no imaginário e na oralidade a respeito do hiv e da aids.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Fontes, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Literatura e Cultura (UFBA), mestre em Cultura e Sociedade (UFBA) e professor no curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (Salvador/Bahia).

Padmateo Mato Grosso Menezes, Universidade Federal da Bahia

Vive e trabalha entre Salvador (BA) e Jequié (BA). É mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduanda em Crítica e Curadoria pela PUC-SP e graduada em artes pela Universidade Federal da Bahia. Artista transdiciplinar, curadora da Bienal de Performance da Bahia e editora da Revista Do Hiato, Litígio.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Fontes, R., & Menezes, P. M. G. . (2025). Fios desencapados: diálogos sobre o processo criativo de um filme sobre hiv/aids. Revista Periódicus, 1(23), 292–301. https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62234