slam das minas

subjetividades negras na poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.61557

Resumo

Este texto é um recorte da minha dissertação de mestrado, em que eu, mulher negra afroamazônida, estudo e escrevo sobre a produção poética das mulheres negras da cena do slam. Para tanto, a pesquisa se vale da antologia Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta, de organização de Mel Duarte. Foram considerados o recorte de três poemas para compor o artigo, todos produzidos por mulheres negras, cujo foco é o fazer poético das poetas em seus contextos de vivência até a consideração das diferenças específicas da produção de mulheres negras e o resgate da oralitura, da ancestralidade negra e a necessidade de repensar o corpo negro-feminino como forma de reexistência na poesia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Pereira da Silva, Instituto Federal do Amazonas

Afroamazônida y transamazônica, pesquisadora, poeta e crítica literária. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. Professora EBTT do Instituto Federal do Amazonas – Campus Lábrea.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

da Silva, P. P. (2025). slam das minas: subjetividades negras na poesia . Revista Periódicus, 1(23), 149–167. https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.61557