“Adoro NM desde que não seja minha namorada”

convenções e controvérsias da #monogamia no TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i21.58773

Resumo

O debate sobre monogamia tem renovado a discussão sobre modelos de relações afetivo-sexuais e encontrado forte adesão das novas gerações. Nesse contexto, as redes sociais se tornaram um terreno fértil para o compartilhamento de informações sobre o assunto, bem como para a massificação de polêmicas e disputas em torno dos modelos de relacionamentos. Partindo disso, esta pesquisa procurou fazer um levantamento de como o debate tem se configurado em uma das redes mais populares entre os(as) jovens brasileiros(as), o TikTok. Para tanto, a pesquisa levantou os 50 primeiros conteúdos entregues pela plataforma em seu sistema de busca no indexador “#monogamia” e sistematizou-os a partir de um conjunto de códigos e indicadores comparativos, adotando uma perspectiva de análise de conteúdo. Diante da amostra, neste artigo, demonstramos como convenções de gênero, comportamentos e expectativas conjugais e posições de desigualdade são reveladas a partir do engajamento em torno da hashtag “monogamia”.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Luiza Lopes, Universidade Federal do Pará

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), integrante do Grupo de Pesquisa – Etnografia, Poder e Socialidades (Pugna/UFPA) e pós-graduanda em Comportamento e Experiência do Consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro.

Michele Escoura, Universidade Federal do Pará

Antropóloga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Faculdade de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Pesquisadora do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Etnografia, Poder e Socialidades (Pugna/UFPA).

Downloads

Publicado

2025-02-22

Como Citar

Lopes, M. L., & Escoura, M. (2025). “Adoro NM desde que não seja minha namorada”: convenções e controvérsias da #monogamia no TikTok. Revista Periódicus, 1(21), 72–92. https://doi.org/10.9771/peri.v1i21.58773

Edição

Seção

Dossiê 21 - Desafiar a monogamia: biopolíticas emergentes das dissidências relac