Bissexualidade e não monogamia

contestação à monossexualidade heteronormativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i21.58700

Resumo

Partindo das construções sobre a bissexualidade, a respeito de como essa orientação sexual e/ou romântica é, com frequência, associada a valores e a comportamentos vistos como negativos, especialmente a sua vinculação com a promiscuidade, práticas sexuais excessivas e infidelidade, neste paper, buscamos desenvolver, sob uma perspectiva teórica, e de forma preliminar, uma articulação entre a monossexualidade e a monogamia, ambas atuando como normas reguladoras dos relacionamentos e dos afetos na contemporaneidade. Para tal, optamos por uma pesquisa qualitativa e exploratória que se realiza por meio do arcabouço da teoria crítica e dos estudos de gênero. Ao final do percurso de elaboração teórica, nota-se a centralidade de uma estrutura monossexista e monogâmica que se fortalece por meio da moralidade e das classificações compulsórias das identidades e dos desejos, influenciando de forma similar a vivência bissexual e a vivência não monogâmica.

Downloads

Biografia do Autor

Alice dos Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Kaippe Arnon Silva Reis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Arthur Fiel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Pós-Com) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), coordenador do Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba (Ocac) na mesma instituição. Doutor em Comunicação e mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2025-02-22

Como Citar

dos Santos Silva, A. ., Silva Reis, K. A., & Fiel, A. . (2025). Bissexualidade e não monogamia: contestação à monossexualidade heteronormativa. Revista Periódicus, 1(21), 245–262. https://doi.org/10.9771/peri.v1i21.58700

Edição

Seção

Dossiê 21 - Desafiar a monogamia: biopolíticas emergentes das dissidências relac