Entrevista com Antonio Cerdeira Pilão acerca do lançamento do seu livro “Infinitos amores
um estudo antropológico sobre o poliamor”
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i21.58696Resumo
Antonio Cerdeira Pilão é autor do livro “Infinitos Amores: um estudo antropológico sobre o poliamor” publicado no Rio de Janeiro, pela editora Telha, em 2022. O livro é fruto da pesquisa de mestrado do autor realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (PPGSA-UFRJ), sob a orientação de Mirian Goldenberg e defendida em 2012, alcançando o status de pioneirismo da pesquisa acadêmica no Brasil acerca do poliamor. O livro contém 162 páginas e é dividido em seis capítulos: conversão; prática; identidade; gênero e sexualidade; ideologia; amor e considerações finais.
O autor é mestre em sociologia e doutor em antropologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), pós-doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e é pós-doutorando no Programa de Pós-doutorado em Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).
A entrevista ocorreu em ocasião do lançamento do livro, em 2023 foi e divulgada em cortes no instagram e completa no YouTube do @pesquisasnaomono. Ambas as plataformas digitais são meios de divulgação do grupo de pesquisa “políticas, afetos e sexualidades não-monogâmicas” da qual o entrevistado é coordenador e que reúne pesquisadores sobre as não-monogamias de diversos locais do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Soares Teixeira Leite, Matheus Miranda Peres, Ítalo Vinícius Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).