Experiências juvenis periferizadas sobre gênero e raça

problematizações a partir das contribuições teóricas de Lélia Gonzalez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.57606

Resumo

Este artigo visa discutir, a partir das contribuições de Lélia Gonzalez ao campo da psicologia social, as intersecções entre gênero e raça na experiência de jovens negros e negras em contextos periféricos de Fortaleza. Parte-se de uma abordagem qualitativa, explorando estratégias micropolíticas para compreender os impactos da colonialidade de gênero e raça em jovens negros em áreas periferizadas de Fortaleza. As narrativas destacam as assimetrias de gênero e as condições desiguais enfrentadas pelos jovens negros contextos racializados. O artigo ressalta a importância de debater as desigualdades raciais e de gênero, desnaturalizando instrumentos de dominação presentes na estrutura social brasileira. A pesquisa propõe a produção de narrativas desafiadoras aos modos coloniais de dominação, enfatizando a necessidade de epistemologias críticas à colonialidade na psicologia para fortalecer as lutas antirracistas e antissexistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldemar Ferreira da Costa, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo, mestre e Doutorando em Psicologia no Programa de de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

Laisa Forte Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, mestre e Doutoranda em Psicologia no Programa de de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

Livia Lima Gurgel, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Ferreira da Costa, A., Pereira Barros, J. P., Forte Cavalcante, L., & Lima Gurgel, L. (2024). Experiências juvenis periferizadas sobre gênero e raça: problematizações a partir das contribuições teóricas de Lélia Gonzalez. Revista Periódicus, 2(20), 78–100. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.57606