Experiências juvenis periferizadas sobre gênero e raça
problematizações a partir das contribuições teóricas de Lélia Gonzalez
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.57606Resumo
Este artigo visa discutir, a partir das contribuições de Lélia Gonzalez ao campo da psicologia social, as intersecções entre gênero e raça na experiência de jovens negros e negras em contextos periféricos de Fortaleza. Parte-se de uma abordagem qualitativa, explorando estratégias micropolíticas para compreender os impactos da colonialidade de gênero e raça em jovens negros em áreas periferizadas de Fortaleza. As narrativas destacam as assimetrias de gênero e as condições desiguais enfrentadas pelos jovens negros contextos racializados. O artigo ressalta a importância de debater as desigualdades raciais e de gênero, desnaturalizando instrumentos de dominação presentes na estrutura social brasileira. A pesquisa propõe a produção de narrativas desafiadoras aos modos coloniais de dominação, enfatizando a necessidade de epistemologias críticas à colonialidade na psicologia para fortalecer as lutas antirracistas e antissexistas.
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