Delirium ambulatorium

ex/orbitâncias, opacidade e estudo radical para dissolver o Mundo Ordenado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.55200

Resumo

Se a cidade é um espaço territorializado, marcado por diagramas de forças que relegam vidas dissidentes para a morte social e subjetiva, exceder sua lógica é condição fundamental para a produção e sustentação de modos de vida mais abertos, fractais. Este texto é a tentava precária de registrar experimentos e fugas realizadas por mim para ex/orbitar não apenas a cidade moderno/colonial, mas o mundo que a sustenta. Argumento que a ex/orbitância funciona como uma tecnologia ancestral radical. Em seguida, me dedico a compartilhar como minhas deambulações me permitem estudar o Mundo Ordenado e algumas de suas matrizes de sustentação. Finalizo o texto localizando a visibilidade como uma ferramenta do Entendimento que marca o mundo como o conhecemos, e advogando pela opacidade como máquina de guerra para dissolver o Mundo Ordenado e para contemplar o Mundo Implicado. Compõem minhas reflexões o pensamento negro-travesti radical, uma certa antropologia crítica e a filosofia da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kevin Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida/ASCES-UNITA. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Gomes, K. (2023). Delirium ambulatorium: ex/orbitâncias, opacidade e estudo radical para dissolver o Mundo Ordenado. Revista Periódicus, 2(19), 49–72. https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.55200

Edição

Seção

Seção Livre