“Estranhavam o fato de eu não andar de namorado, namorado homem”

as memórias e a narrativa de uma professora do interior da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.54925

Resumo

Este texto apresenta a narrativa docente de uma professora do interior paraibano que se declara lésbica. A pesquisa tem por objetivo compreender os caminhos percorridos pela professora Raquel, nossa entrevistada, assim como analisar de que forma suas singularidades contribuíram/afetaram no processo de sua constituição docente, partindo do pressuposto que ser uma professora lésbica traz à tona demandas que a diferem de uma docente heterossexual. Como percurso metodológico, seguimos os caminhos propostos pela História Oral, na perspectiva da recuperação e valorização da memória docente feminina. O estudo sinaliza como a instituição escolar vem histórica e culturalmente se constituindo como um espaço onde a heteronormatividade tem lugar privilegiado, relegando a homossexualidade às margens. Desse modo, o espaço escolar vem se tornando um dos lugares mais difíceis para alguém não heterossexual. Apesar desse cenário, foi possível perceber ainda as rupturas construídas no transitar de nossa participante, bem como a importância do fato de tê-la atuando no espaço público – e educativo. Do mesmo modo, sinaliza-se a urgência de uma formação docente que prepare os(as) professores(as) para lidarem com a diversidade, respeitando toda a sua riqueza e pluralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanderson de Oliveira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) - (2023). Pedagogo pela Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB) - (2017). Participa do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba - HMEPB - (CCAE/UFPB/CNPq).

Fabricio de Lima Bezerra Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Processos de Ensino-Aprendizagem, com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, formação de professores e educação inclusiva. Possui Especialização em Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2020) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPE)(UFPB) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática dos Anos Iniciais (GPE+)(UFPB).

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

de Oliveira Gomes, J., & de Lima Bezerra Silva, F. (2024). “Estranhavam o fato de eu não andar de namorado, namorado homem”: as memórias e a narrativa de uma professora do interior da Paraíba. Revista Periódicus, 2(20), 197–214. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.54925