“Estranhavam o fato de eu não andar de namorado, namorado homem”
as memórias e a narrativa de uma professora do interior da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.54925Resumo
Este texto apresenta a narrativa docente de uma professora do interior paraibano que se declara lésbica. A pesquisa tem por objetivo compreender os caminhos percorridos pela professora Raquel, nossa entrevistada, assim como analisar de que forma suas singularidades contribuíram/afetaram no processo de sua constituição docente, partindo do pressuposto que ser uma professora lésbica traz à tona demandas que a diferem de uma docente heterossexual. Como percurso metodológico, seguimos os caminhos propostos pela História Oral, na perspectiva da recuperação e valorização da memória docente feminina. O estudo sinaliza como a instituição escolar vem histórica e culturalmente se constituindo como um espaço onde a heteronormatividade tem lugar privilegiado, relegando a homossexualidade às margens. Desse modo, o espaço escolar vem se tornando um dos lugares mais difíceis para alguém não heterossexual. Apesar desse cenário, foi possível perceber ainda as rupturas construídas no transitar de nossa participante, bem como a importância do fato de tê-la atuando no espaço público – e educativo. Do mesmo modo, sinaliza-se a urgência de uma formação docente que prepare os(as) professores(as) para lidarem com a diversidade, respeitando toda a sua riqueza e pluralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joanderson de Oliveira Gomes, Fabricio de Lima Bezerra Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).