Transfobia e não binariedade

o regime da diferença sexual e a régua cisgênera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54773

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo histórico do regime monossexual e da diferença sexual, termos elaborados por Preciado (2022), e de que maneira eles impactam nas construções de gênero e na manutenção da transfobia, aliado aos padrões da cisgeneridade; e analisar de que maneira a transfobia recai sobre as corporalidades trans não binárias cobrando uma coerência entre estética, passabilidade e gênero, para além das múltiplas formas de violência que assolam toda a comunidade trans de formas diversas. É um convite a ultrapassar as convenções da régua cisgênera, que continua a medir os corpos trans e a definir suas categorias de pertencimento e desumanidade. Para a construção dessa reflexão são utilizados autores como Preciado (2022), Bento (2016), Tonhon (2016), Quinalha (2022), entre outras autorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Silva Dantas, Pontifícia Universidade Católica - PUC (SP)

Lucas Dantas é pesquisadore de Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação. É Doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde concluiu o Mestrado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É licenciade em Letras-Português pelo Instituto Singularidades (IS), onde atua como professore na Pós-Graduação em Inclusão Escolar e Diversidade: Questões Conceituais e Instrumentalização de Práticas, na Pós-Graduação em Psicopedagogia: Práticas Educacionais e Contextos da Educação e na na Pós-Graduação em Psicopedagogia EAD. Atualmente compõe a Associação dos Pós-Graduandos da PUC São Paulo coordenando a Comissão da Diversidade. Como Educadore e Pesquisadore desenvolve formações sobre Gênero, Sexualidade, Inclusão e Diversidade para escolas, instituições, associações e coletivos.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Dantas, L. S. (2024). Transfobia e não binariedade: o regime da diferença sexual e a régua cisgênera. Revista Periódicus, 1(20), 173–185. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54773