Gênero, não binariedade e colonialidade

uma reflexão decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54680

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa de mestrado que objetiva analisar gênero, masculinidades e dispositivos legais brasileiros destinados a homens autores de violência doméstica, em uma leitura decolonial. Aqui são expostos entendimentos sobre gênero construídos a partir da revisão bibliográfica, com ênfase na não binariedade, embasando-se nas perspectivas decoloniais, com o conceito da colonialidade de gênero. Compreendem-se as categorias de raça e gênero como construções de dominação coloniais, colocadas sobre diferenças físicas aparentes, pois os corpos humanos são plurais e diversos. Ainda que a diversidade de gênero seja amplamente constatada anteriormente à colonização, o projeto colonial, ao falhar na aniquilação dessa pluralidade, produz também categorias para dar conta dessas existências que lhes fogem do controle. Esses constructos objetivam reproduzir um modo de ser europeu, transformando a vida dos povos colonizados com opressão racial e de gênero, que se mantém até hoje.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Kravutschke Bogdanovicz, Unicentro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste Paraná (Unicentro).

 

Kátia Alexsandra dos Santos, Unicentro

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Kravutschke Bogdanovicz, F., & dos Santos, K. A. (2024). Gênero, não binariedade e colonialidade: uma reflexão decolonial. Revista Periódicus, 1(20), 106–120. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54680