Não binariedade emergente ou binariedade projetiva – reflexões exploratórias transdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54652

Resumo

Neste artigo, exploramos uma aliança transdisciplinar de um ponto de vista teórico para estudar a dinâmica entre sexualidade e gênero no contexto das interações sociais. Através de um modelo matemático, inspirado pela formulação da mecânica quântica, estabelecemos o papel não trivial que a cis-heteronorma tem na estabilização das identidades e experiências não binárias. Em outras palavras, na tentativa de normatizar apenas as relações heterossexuais, emergem necessariamente identidades que escapam e, consequentemente, destroem o binário de gênero. Trata-se de um primeiro exercício reflexivo na tentativa de estabelecer diálogos entre estudos de gênero e de sexualidade, matemática e antropologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Martins, Universidade de São Paulo

Travesti e lésbica, é professora do departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Coordena o projeto Levantamento da Ciência LGBTQIA+ Brasileira. Trabalha com os seguintes temas: integrabilidade, materiais topológicos, gênero, sexualidade e transfeminilidades. Faz divulgação científica inclusiva no "Mamutes na Ciência".

Silvana Nascimento, Universidade de São Paulo

Negra e não-binárie, é docente do departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordena o grupo de pesquisa Cóccix - Estudos indisciplinares do Corpo e do Território. Trabalha com os seguintes temas: gênero, sexualidade, corpo, território, cidade e transfeminilidades. Publicou o livro “Fernanda Benvenutty: uma política travesti” (2002, editora Patuá, SP), entre outras publicações.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Martins, G., & Nascimento, S. (2024). Não binariedade emergente ou binariedade projetiva – reflexões exploratórias transdisciplinares . Revista Periódicus, 1(20), 273–307. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54652