Os estudos queer e os (cu)ir dos estudos

pistas para acessar a outros recursos hermenêuticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52280

Resumo

Pode-se registrar uma emergência do campo dos estudos queer a partir da década de 1980, localizado no conservadorismo dos Estados Unidos e na germinação de movimentos sociais que se colocaram na reivindicação de questões relacionadas à epidemia de HIV/AIDS nessa década. Sua articulação teórica reformulou os conceitos de sexo e gênero, oferecendo instrumentos para aprimorar a compreensão deste campo. No presente estudo, colocamos em tensão tal campo epistémico, com as narrativas e os saberes do “cu do mundo”, a partir das vivências de pessoas trans e travestis que oferecem pistas para empreender os caminhos tortos e desviantes pelos quais é possível acessar outros recursos hermenêuticos, no que diz respeito a gênero e sexualidades.

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Biografia do Autor

María Antonella Barone, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA) pertencente ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades - NEPS / UFES, vinculado ao Centro de Educação desta universidade. Doutoranda no Programa de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, bolsista FUNCAP.

Alexsandro Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Pós Doutor em Psicologia. Doutor em Educação. Professor Associado III do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na disciplina: Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Interesses de pesquisa: Produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores e trabalhadores culturais. 

Mariane Lima de Souza

Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio no exterior pela Radboud University Nijmegen (2003/2004). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Cognição, e interesses de pesquisa na área da neurociência cognitiva e na perspectiva da fenomenologia experimental.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

Barone, M. A., Rodrigues, A., & Lima de Souza, M. (2023). Os estudos queer e os (cu)ir dos estudos: pistas para acessar a outros recursos hermenêuticos. Revista Periódicus, 1(19), 302–317. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52280