Her:
reflexões ciborgues e psicanalíticas sobre binarismos de gênero
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.37665Resumo
O presente artigo tem como ponto de partida o filme “Her”, de Spike Jonze. Com base nele, as autoras desenvolvem uma análise que coloca gênero enquanto foco, utilizando contribuições de autoras/es do campo dos estudos feministas e de gênero. Partindo do pressuposto de que os saberes são sempre parciais e situados, como nos indica Donna Haraway, apresentamos esta possibilidade de leitura. Nesta pesquisa, as categorias “homem” e “mulher” são relativizadas, inspiradas na proposição de ciborgue e, para tanto, o filme é disparador. Problematizamos o binarismo estruturalista que perpassa as relações de gênero, estendendo esta análise para o âmbito da psicanálise e propondo alternativas de leitura que buscam romper com tal lógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thais Gomes de Oliveira, Larissa Ramos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).