Tradições de matriz africana e sexo: reflexões afroteológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37289

Resumo

Este artigo é resultado de nossa pesquisa no doutorado que apresenta questões pouco tratadas na literatura acadêmica a respeito do sexo nas tradições de matriz africana como o Batuque e o Candomblé. Oferecemos uma análise afroteológica do ritual de Borí no Batuque; analisamos certos aspectos dos Òrìṣà e ofereceremos uma interpretação afroteológica ao tema; trataremos das relações interpessoais como atos sexuais e relações românticas entre os vivenciadores e tratamos brevemente de elementos da sexualidade e identidade de gênero. Como método utilizamos a exunêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hendrix Alessandro Anzorena Silveira, Faculdades EST

Prof. Dr. Bàbá Hendrix SilveiraBàbálórìṣà da Comunidade Tradicional de Terreiro Ilé Àṣẹ Òrìṣà WúreDoutor e Mestre em Teologia | Especialista em Ciências da Religião | Graduado em HistóriaAssessor Técnico do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul | Docente na Secretaria Municipal de Educação de CanoasPesquisador do Grupo de Pesquisa Identidade Étnica e Interculturalidade (EST)

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Silveira, H. A. A. (2021). Tradições de matriz africana e sexo: reflexões afroteológicas. Revista Periódicus, 1(14), 73–90. https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37289

Edição

Seção

DOSSIÊ 14 Dissidências sexuais e de gênero nas religiões