“A mão que afaga é a mesma que apedreja” - análise discursiva sobre amor materno, religião e sexualidade.

Autores

  • Leila Silvana Pontes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37096

Resumo

Resumo: Com base na Análise de Discurso de Linha Francesa, o presente artigo discute a violência contra a população LGBTQI+ relacionando-a ao discurso religioso. Para isso, traz, como corpus de análise, o discurso da Cantora Gospel Eyshila, postado em seu Instagram para se posicionar sobre a sexualidade do filho que, antes evangélico como seus pais, declarou-se homossexual e Drag. A partir da observação sobre o discurso, a análise se utilizou, principalmente, de conceitos discursivos relacionados à ideologia, a formações discursivas e a efeito de sentido, com a finalidade de, a partir de um gesto de leitura, interpretar seu funcionamento. Objetivou-se ainda observar como Eyshila discursiviza a homossexualidade ao se posicionar como mãe e como mulher evangélica/religiosa que é, a fim de observar se, nesses lugares, ela rompe ou perpetua o discurso de sua formação discursiva; e, como consequência disso, objetivou-se também verificar se o seu discurso se mostra significativo no combate ao preconceito e à violência. Pêcheux (2014 e 2015), Orlandi (2015), Mussalim (2001) e Barbosa e Silva (2016) foram referências teóricas para esta análise. O estudo mostrou que um aparente discurso de aceitação à homossexualidade pode ter efeitos de sentido carregados de preconceito e incitar a violência contra a população LGBTQI+. A pesquisa refere-se a um gesto de interpretação, que procura atravessar o efeito de transparência do discurso, e que não se esgota nesta análise.

 

Palavras-chaves: Análise de discurso; discurso materno; preconceito religioso; violência; homossexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Silvana Pontes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Letras. Pesquisa na área de Análsie de Discurso de Linha Francesa. Interesse em discurso feminino e religiosso.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Pontes, L. S. (2021). “A mão que afaga é a mesma que apedreja” - análise discursiva sobre amor materno, religião e sexualidade. Revista Periódicus, 1(14), 207–220. https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.37096

Edição

Seção

DOSSIÊ 14 Dissidências sexuais e de gênero nas religiões