Feminilidades e transgressões em um corpo que gira: uma análise pós-estruturalista da produção científica acerca da Pombagira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.36523

Resumo

Esse artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi o de refletir e analisar as correlações apresentadas no plano discursivo, a partir de estudos etnográficos e produções antropológicas, entre a Pombagira, a prostituição e as diferentes formas de feminino na Umbanda. Na primeira parte do artigo discute-se sobre a relação da entidade com o estereótipo da prostituta, as identificações e o papel que a Pombagira desempenha na vida das mulheres que se prostituem. A segunda parte do artigo aborda a imagem de mulher transgressora, independente e não submissa aos homens que está atrelada à entidade, debatendo sobre o enfrentamento desta às desigualdades de gênero e suas experimentações contrassexuais, em especial por meio de seus “filhos” LGBTs. Na terceira e última parte, discorre-se acerca das aproximações discursivas entre a Pombagira e Exú, abordando suas ambiguidades que borram binaridades generificadas. Por fim, considera-se imprescindível que análises sobre a entidade Pombagira estejam atentas às inúmeras possibilidades de um devir-minoritário, evitando assim episteminicídios cisheteronormativizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Chagas Mesquita, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2018). Tem interesse nas áreas de Psicologia Social e da Saúde, Antropologia da Saúde, Antropologia Urbana, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), saúde, sexualidade, gênero, juventude e prostituição.

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH / UFGD) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS / UFMS). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia - UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS / UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS / UFSC (2014), com estágio na Universidade Eduardo Mondlane (UEM / Moçambique). Pesquisador vinculado à Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS / CNPq) e ao "DiVerso": pesquisas (ações) sob (re) resistências sociais (UFGD / CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS / UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e Saúde (Nupacs) - 2018/2019. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e Saúde, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

Mesquita, D. C., & Oliveira, E. A. de. (2021). Feminilidades e transgressões em um corpo que gira: uma análise pós-estruturalista da produção científica acerca da Pombagira. Revista Periódicus, 1(14), 34–49. https://doi.org/10.9771/peri.v1i14.36523

Edição

Seção

DOSSIÊ 14 Dissidências sexuais e de gênero nas religiões