Pessoas trans e educação:
revisão sistematizada da literatura (2014-2018)
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.36417Resumo
Seguindo o rastro de outras pesquisas bibliográficas, este estudo apresenta uma revisão sistematizada sobre a relação entre pessoas trans e educação, tendo como recorte o período de 2014 a 2018. A partir de buscas nos sites SciELO, Google Acadêmico e Google, bem como em páginas de eventos sobre gênero e sexualidade, foram encontradas 41 publicações em diferentes formatos – textos em anais de eventos, artigos em periódicos, dissertações e teses. O material foi analisado à luz das teorias pós-críticas e a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultado, evidenciou-se um maior número de trabalhos sobre pessoas trans na categoria de artigos e capítulos, a prevalência de pesquisas na região Sul do país e produções em menor número no que se refere à região Centro-Oeste e Norte. Considerando estudos anteriores, constatou-se que houve um aumento de produções em todos os cenários de publicação. Este artigo destaca, ainda, que grande parte dos estudos encontrados teve como foco mulheres transexuais e travestis, sendo reduzido o número de trabalhos sobre homens trans e/ou transmasculinidades.
PALAVRAS-CHAVE: Pessoas trans. Escola. Transfobia. Exclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nayara Rios Cunha Salvador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).