Pessoas trans e educação:

revisão sistematizada da literatura (2014-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.36417

Resumo

Seguindo o rastro de outras pesquisas bibliográficas, este estudo apresenta uma revisão sistematizada sobre a relação entre pessoas trans e educação, tendo como recorte o período de 2014 a 2018. A partir de buscas nos sites SciELO, Google Acadêmico e Google, bem como em páginas de eventos sobre gênero e sexualidade, foram encontradas 41 publicações em diferentes formatos – textos em anais de eventos, artigos em periódicos, dissertações e teses. O material foi analisado à luz das teorias pós-críticas e a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultado, evidenciou-se um maior número de trabalhos sobre pessoas trans na categoria de artigos e capítulos, a prevalência de pesquisas na região Sul do país e produções em menor número no que se refere à região Centro-Oeste e Norte. Considerando estudos anteriores, constatou-se que houve um aumento de produções em todos os cenários de publicação. Este artigo destaca, ainda, que grande parte dos estudos encontrados teve como foco mulheres transexuais e travestis, sendo reduzido o número de trabalhos sobre homens trans e/ou transmasculinidades.

PALAVRAS-CHAVE: Pessoas trans. Escola. Transfobia. Exclusão.

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Biografia do Autor

Nayara Rios Cunha Salvador, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ) e Secretaria Municipal de Educação de Rio das Flôres

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença - GPCD, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora na área de Interseccionalidades, Feminismos, Gênero e Sexualidade. Pós-graduanda em Educação em Direitos humanos, Diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (PPG Lato-sensu - FAVENI, 2019). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia, pela Universidade Cândido Mendes; Especialista em Metodologias de Ensino de Inglês e Espanhol (Universidade Cândido Mendes); Especialista em Coordenação e Supervisão Pedagógica e (Cândido mendes).Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012) e em Letras Pela Faculdade Estácio de Sá (2014). Trabalha atualmente como professora na SEEDUC-RJ, na área de Disciplinas Pedagógicas e Inglês.

Niel Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação (UFU), Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Salvador, N. R. C., & Franco, N. (2022). Pessoas trans e educação:: revisão sistematizada da literatura (2014-2018). Revista Periódicus, 1(17), 93–117. https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.36417

Edição

Seção

Seção Livre