Masculinidade, trabalho e modo de vida:

a identidade do mecânico automotivo

Autores

  • Laura Senna Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.35972

Resumo

Neste artigo busca se analisar a identidade do mecânico automotivo, a partir da construção da masculinidade e do modo de vida que singulariza essa categoria de ofício. Observa-se que a ocupação dos mecânicos, mais do que uma posição na divisão sociotécnica do trabalho, diz respeito a um estilo, um modo de ser e pensar, no qual a exibição da masculinidade é aspecto crucial do teatro cotidiano, quando se aprende uma profissão ao mesmo tempo que se aprende um determinado modo de ser homem. Tendo por base estudo realizado na cidade de Porto Alegre (RS), problematizam-se as dinâmicas que se estabelecem na interface entre trabalho, carros e um modelo de “masculinidade hegemônica”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Senna Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Senna Ferreira, L. (2021). Masculinidade, trabalho e modo de vida:: a identidade do mecânico automotivo. Revista Periódicus, 3(16), 133–155. https://doi.org/10.9771/peri.v3i16.35972