Representações Sociais de silêncio, entre travestis, transexuais e transgêneros no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33822

Resumo

Neste artigo descrevemos as prevalências de respostas em branco (silêncio) e identificamos as possíveis associações com ter sofrido discriminação na vida, contemplando uma discussão com base nas Representações Sociais. Trata-se de um estudo transversal, do tipo quantitativo, composto por 1068 entrevistas, realizadas, entre fevereiro e abril de 2017, por meio de Redes Sociais. Os dados indicam uma alta prevalência de respostas em branco para os núcleos temáticos sobre a saúde, família e aceitação, mudança corporal, variando, entre 0,66 até 38,48% dos resultados. Particularmente, a maior proporção dos silêncios foi relacionada com a discriminação sofrida na vida.  Conclui-se que os processos discriminatórios em conjunto com o estigma modelam as representações sociais, refletindo no que e quando deve ser relatado ou silenciado, entre travestis, transexuais e transgêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Araujo Sousa, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Departamento: Pós-graduação em Saúde Coletiva.

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, ênfase em grupos de situação de vulnerabilidade em saúde com foco no grupo LGBT, Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes, experiência em Representações Sociais, possui graduação em Biomedicina pela Universidade Paulista - UNIP com habilitação em Análises Clinicas. Secretário suplente na Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos, São Paulo.

Taiane Miyake Alves de Carvalho Rocha, Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Santos, São Pau

Coordenadora Executiva da Comissão Municipal de Diversidade Sexual de Santos, São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Sousa, J. A., & Rocha, T. M. A. de C. (2020). Representações Sociais de silêncio, entre travestis, transexuais e transgêneros no Brasil. Revista Periódicus, 1(12), 367–383. https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.33822