Travestis brasileiras e os enfrentamentos às múltiplas violências: articulações em rede pela manutenção de corpos queers em interfaces com o dispositivo político teatral

Autores

  • Herbert de Proença Lopes Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Assis
  • Adriana Sales Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Assis
  • Wiliam Siqueira Peres Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Assis

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.28561

Resumo

Este artigo se propõe a problematizar os processos de resistências e articulações em rede na manutenção das vidas das travestis brasileiras, atravessados pelas histórias do movimento social organizado no Brasil, em contraponto aos crimes de ódio e violências sofridas por esta população. Este emaranhado de ideias é resultado de pesquisas de mestrado e doutorado d@s autores do texto que dialogaram diretamente com as vozes primordiais nessa proposta: as travestis. As interfaces exploradas que significam os processos de subjetivação dos modos de vidas dessas pessoas disparam necessidades em dialogar com perspectivas queers e dispositivos que vão de encontro aos muitos casos de mortes, violências e falta de direitos que esses coletivos apontam nos trabalhos citados. Neste sentido, apresentamos algumas ações no campo teatral que tem ajudado a configurar a luta pela visibilidade e afirmação de vidas trans e travestis. Temos a intenção de ampliar os universos de referências acerca das produções de saberes e marcar nossas posições políticas/éticas/estéticas diante ao mundo, nos lugares que ocupamos e na garantia de vozes que ecoam cada vez mais resistente às expectativas esperadas pela sociedade machista, patriarcal e binária. Logo, elucidar o mundo das artes e teatro é marcar as estratégias transbordantes de vida diante ao cenário de guerra que essas pessoas vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert de Proença Lopes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Assis

Ator, Psicólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da UNESP/Assis e professor no curso de Psicologia na Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Londrina.

Adriana Sales, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Assis

Travesti, ativista social do movimento travesti no Brasil, professora da rede pública no Estado do Mato Grosso. Mestre em Educação e doutora em Psicologia pelo Prorama de Pós-Graduação da UNESP/Assis.

Wiliam Siqueira Peres, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) - Campus de Assis

Professor do Departamento de Pìcologia Clínica e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UNESP/Assis. Doutor em Saúde Pública pelo IMS-UERJ, com pós-doutorado em Psicologia e Estudos de Gênero pela Universidad de Buenos Aires.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Lopes, H. de P., Sales, A., & Peres, W. S. (2020). Travestis brasileiras e os enfrentamentos às múltiplas violências: articulações em rede pela manutenção de corpos queers em interfaces com o dispositivo político teatral. Revista Periódicus, 1(12), 310–329. https://doi.org/10.9771/peri.v1i12.28561