Como falar do ódio fora do ódio? Buscando novas linguagens de enfrentamento e resistência

Autores

  • Julianna Paz Japiassu Motter Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) e Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual e de Gênero (Nedig) da Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27992

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o testemunho e a produção de outras linguagens como estratégias de enfrentamento ao discurso de ódio, entendendo que a linguagem é capaz de ferir, mas, simultaneamente, de dar outros sentidos e ressignificar as práticas de ódio que têm perpetuado na sociedade brasileira contemporânea, com ênfase nas atuações na internet e redes sociais. Entende-se que existem hoje recursos legislativos e jurídicos para denúncia e combate ao discurso de ódio contra mulheres e grupos vulnerabilizados, com devida atenção à Lei Lola, em vigência desde abril de 2018, mas que tais recursos não encerram o ódio e nem interrompem os danos causados pela linguagem odiosa. Ressaltando a relevância de pensar e arguir teoricamente sobre a necessidade de construir outras formas de sociedade, conclui-se que a produção de novas linguagens, que pretendam falar do ódio fora do ódio, surge como uma estratégia para conferir materialidade à violência causada pela linguagem, reumanizar suas vítimas e possibilitar que sejam construídas formas alternativas e discursivas de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianna Paz Japiassu Motter, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) e Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual e de Gênero (Nedig) da Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos e Cidadania (Nedig/UnB) e pesquisadora do Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo (CIDHS) da Academia Paulista de Direito.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Motter, J. P. J. (2018). Como falar do ódio fora do ódio? Buscando novas linguagens de enfrentamento e resistência. Revista Periódicus, 1(10), 184–207. https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.27992

Edição

Seção

DOSSIÊ 10 - Crimes de ódio e ataques morais contra feministas, LGBTs e defensores de direitos sexuais e reprodutivos