Masculinidade e heteronormatividade: temas-desafio nas instituições educacionais

Autores

  • Ana Paula Tatagiba

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.25297

Resumo

O ingresso masculino nas creches públicas da cidade do Rio de Janeiro não passou despercebido:  conversas informais e reuniões com os pais subsidiaram a decisão das mulheres, ocupantes dos cargos de direção, de introduzirem alterações no cotidiano, afastando, por exemplo, os homens de atividades referente ao cuidado com o corpo das crianças.  Essa ocorrência foi uma das inspirações de pesquisa cujo objetivo geral é compreender as bases que alicerçam a ordem sexo/gênero, analisando os empecilhos à sua superação. O(s) processo(s) histórico(s) de instituição das relações de gênero, com destaque para a constituição da masculinidade, é o objeto de estudo privilegiado no alcance deste trabalho. As análises elaboradas possibilitaram concluir que a resistência à ousadia desses homens que passaram a desenvolver atividades que socialmente são reconhecidas como "femininas", entre outros aspectos, denota uma contraditória defesa da heteronormatividade.

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Publicado

2018-01-06

Como Citar

Tatagiba, A. P. (2018). Masculinidade e heteronormatividade: temas-desafio nas instituições educacionais. Revista Periódicus, 1(8), 325–340. https://doi.org/10.9771/peri.v1i8.25297

Edição

Seção

Seção Livre